quinta-feira, 28 de abril de 2011

ZX2UEB - Estação do Congresso Nacional Escoteiro 2011

Amigos,

Retransmito o e-mail, do companheiro Orlando - PT2OP, sobre a ativação de um indicativo especial durante o Congresso Nacional Escoteiro.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Curso de Radioamadorismo em Joinville

O Clube de Radioamadores de Joinville - CRAJE está abrindo uma nova turma do Curso de Preparação para o Exame de Habilitação ao Serviço de Radioamador.

terça-feira, 19 de abril de 2011

ESCOTEIROS NA DIREÇÃO DA LABRE DF

Segundo informações divulgadas nas listas do Rádio Escotismo, a direção da LABRE do Distrito Federal foi disputada com duas chapas. Numa delas, vencedora por sinal, encontramos dois Radioamadores Escoteiros: PT2OP - Orlando e PT2ND - Noel.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

18 de abril - Dia Mundial do Radioamador

A International Amateur Radio Union (IARU) e seus mais de 160 associados, representando mais de 160 países ao redor do mundo, celebram o Dia Mundial do Radioamador em 18 de Abril. O tema deste ano é Radioamadorismo: A primeira Rede Social baseada em tecnologia.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Reaberto Projeto para Isenção de Impostos para Radioamador

Quanto tudo falha, os radioamadores entram em ação

O PL-05320/2009 – que concede isenção do Imposto de Importação e do Imposto sobre Produtos Industrializados a aparelhos próprios para radioamadorismo, quando importados ou adquiridos por radioamador habilitado e participante da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores (Rener), integrante do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec), foi encaminhadopara a Comissão de Finanças e Tributação (CFT), com Reabertura do Prazo para Emendas ao Projeto – Art. 166 do RICD (5 sessões ordinárias apartir de 14/04/2011), tendo sido designado Relator o Dep. Jerônimo Goergen (PP-RS).

Esse PL foi engavetado por uma “falha técnica processual” em 2010. Agora foi reaberto e novo prazo para percorrer o longo e tortuoso rito de Brasília.

O você pode fazer para ajudar este projeto andar?

Basta enviar um email sensibilizando o Relator sobre a importância do radioamador para a sociedade brasileira. 
E-mail do Dep. Jerônimo Goergen (PP-RS): dep.jeronimogoergen@camara.gov.br.

Fonte: LABRE
Luc, PY8AZT
© 2011, DXBrasil

terça-feira, 12 de abril de 2011

LABRE-SC : Eleiçôes

A Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (LABRE) vem, através do edital abaixo, convocar seus associados para as eleições estaduais.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Curso de CW

O colega Antonio Alberto Goetze Neto (pp5gn@hotmail.com) convida aos interessados no ingresso no Serviço de radioamador na classe B ou ainda na promoção da classe C para a B a em participar de um curso de CW.




Por que os Radioamadores são chamados internacionalmente de “HAM”

Você tem curiosidade em saber por que os radioamadores são chamados, internacionalmente, de “HAM” ? Bem, é o seguinte: A palavra HAM surgiu em 1908 como indicativo da primeira estação de amador operada por alguns amadores do Radio Clube Harvard. Eles eram Albert S. Hyman, Bob Almy e Poogie Murray.

Inicialmente eles chamaram sua estação de “HYMAN-ALMY-MURRAY”. Infelizmente era um nome longo para pronunciar e, rapidamente, tornou-se confuso e foi alvo de revisão. Eles mudaram o nome da estação para “ HY-AL-MU ”, utilizando as primeiras duas letras de cada um dos seus nomes.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

A Origem do 73



Quando um radioamador termina de escrever um e-mail, uma carta, um contato em CW, ou mesmo uma conversa, muitas vezes fala/digita/manipula um 73.

Aí vem a pergunta (de um "não radioamador"): 73, o quê?

73 é apenas uma forma educada de de despedir, como "Meus Cordiais Cumprimentos", "Saudações", ou mesmo um simples e informal "Tchau".

Mas... de onde afinal surgiu este tal 73?
O artigo abaixo explica isso...

ABL800, da ZAMIN, é homologado pela ANATEL

O ABL800 é um amplificador de banda larga de uso geral fabricado pela ZAMIN, empresa localizada em Carlos Barbosa - Rio Grande do Sul, e que produz vários itens para o radioamador.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Primeiro Conteste Rondon Amazônia


O Comando da 1ª Companhia Comunicações de Selva (1ª Cia Com Sl) e a LABRE-AM convidam a todos os Radioamadores a participarem do “Primeiro Concurso Rondon - Amazônia”, evento integrado às comemorações da Semana das Comunicações do Exército Brasileiro.

ANATEL - Consultas

Colegas radioamadores,

A Anatel, atendendo à solicitação da LABRE, disponibilizou em sua página na internet novo padrão de consultas para dados de Entidades Autorizadas dos Serviços Privados, dentre os quais está o Serviço de Radioamador.

Por tratar-se de modificação em sistema que atende a todos os serviços privados e não somente ao serviço de radioamador, os trabalhos demandaram muito esforço e tempo, em atuação conjunta das duas entidades, Anatel e LABRE.

Radioescoteiro na Estação Espacial Internacional (ISS)

Dois novos astronautas Radioamadores

Programados para seguirem rumo a Estação Espacial Internacional em 2013 dois astronautas passaram nos exames e conseguiram seus respectivos indicativos de chamada.

ANATEL - ESCLARECIMENTOS SOBRE COMUNICAÇÃO VIA SATÉLITE

Segue abaixo cópia de e-mail do colega Orlando, PT2OP.

Colegas,

Envio a todos os esclarecimentos da Anatel sobre a comunicação via satélite no serviço de radioamador.

73
Orlando .·.  PT2OP
Diretor de Radioamadorismo - LABRE

A Insígnia de Radioescotismo

Recebemos alguns questionamentos sobre como obter a Insígnia de Radioescotismo, quais os requisitos e quais os passos a serem seguidos.

Para facilitar aos interessados, vamos procurar esclarecer um pouco desta questão.

Primeiro, vejamos o que nos diz o P.O.R. na Regra 161, item I:

CQMM DX CONTEST - CQ MANCHESTER MINEIRA DX CONTEST

Está chegando o CQMM DX CONTEST - CQ MANCHESTER MINEIRA DX CONTEST.


O CQ Manchester Mineira DX Contest (CQMM DX Contest) é uma continuação do conhecido e vitorioso concurso Manchester Mineira All América CW Contest, sendo organizado e apurado pelo Grupo CWJF desde 1993.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Vem aí o Concurso Brasília Ano 51.

CONCURSO BRASÍLIA ANO LI

A LABRE-DF convida todos os Radioamadores a participarem do concurso Brasília, em sua 51ª Edição. Junte-se a nós para comemorar o aniversário de fundação da Capital de todos os Brasileiros.

Abaixo, o regulamento.

O APRS e o tsunami no Japão

O APRS é mesmo uma modalidade essencial na ajuda em calamidades e foi primordial para salvamento de vidas no Tsunami ocorrido no Japão.

Dave Dobbins, K7GPS, postou essa mensagem no APRSSIG e gentilmente deu-nos a permissão de publicar-la para todos.

CQ-WS cancelado

Amigos...
Todos nós, radioescotistas, estávamos esperando o CQ-WS (CQ World Scout) para meados de abril (mais exatamente entre os dias 15 e 17 de abril de 2010), conforme consta do calendário oficial da União dos Escoteiros do Brasil. 
Trata-se de um grande evento radioamadorístico, de âmbito mundial, organizado pela União dos Escoteiros do Brasil e apoiado pela WOSM (Organização Mundial do Movimento Escoteiro).

domingo, 3 de abril de 2011

Vem aí o C.T.U. CONTEST UNIVERSITY.

Nos últimos dias foi oficializado o convite a todos os radioamadores amantes de Dx e Contestes para assistirem o proximo C.T.U. CONTEST UNIVERSITY que pela primeira vez estará sendo realizado no hemisfério Sul. 
O C.T.U. CONTEST UNIVERSITY é uma espécie de seminário dedicado inteiramente ao tema CONTESTE. Palestrantes de reconhecida capacidade realizarão apresentações sobre técnicas, estratégias, equipamentos, configurações e outros assuntos que fazem a diferença entre participar de um conteste ou realmente competir pelos primeiros lugares.

sábado, 2 de abril de 2011

Concurso do Logotipo do 54º JOTA e 15º JOTI

ATENÇÃO ESCOTEIROS:

Participem dessa INOVAÇÃO...
A Organização Mundial do Movimento Escoteiro está promovendo um concurso para a criação do logotipo da edição deste ano do Jamboree-On-The-Air e Jamboree-On-The Internet (JOTA - JOTI)