segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Como Montar seu Shack - Parte 1

Vamos iniciar aqui, uma série de artigos sobre como escolher os equipamentos que comporão o shack de um radioamador. Pretendemos apenas dar uma pequena orientação aos iniciantes. Se reunirmos numa sala 100 radioamadores, e lançarmos no ar a pergunta: "QUE EQUIPAMENTO DEVO COMPRAR PARA INICIAR MINHAS OPERAÇÕES COMO RADIOAMADOR?" é muito provável que teremos 100 respostas diferentes. Assim, o que vamos encontrar aqui é apenas uma, entre várias abordagens e opiniões possíveis.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Nova Edição do CAER - em Florianópolis

O Coordenador da RENER (Rede Nacional de Emergência de Radioamadores) em Florianópolis, ROBERTO GRISARDI SAUSEN - PU5FFC, a  LABRE-SC e a ARAF convidam os radioamadores para o CAER (Capacitação de Ação em Emergência para Radioamadores) em Florianópolis.


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

PP5UEB no ELO do Distrito Litoral

Aconteceu neste final de semana (05 e 06 de novembro) o ELO do Distrito Litoral. E a PP5UEB esteve presente na atividade, sendo operada pelo companheiro Marcondes.

sábado, 5 de novembro de 2011

05 de Novembro - DIA DO RADIOAMADOR

Na data de hoje, 05 de Novembro, comemoramos no Brasil o DIA DO RADIOAMADOR. Mas, quem são os radioamadores?

Os radioamadores foram, e são ainda hoje, os pioneiros nas telecomunicações. Eles experimentam e testam tecnologias de comunicações, com o propósito de aumentar a qualidade ou a eficiência dos sistemas de comunicação, de maneira voluntária e abnegada. Assim tecnologias bastante comuns nos dias de hoje, nasceram das experiências radioamadorísticas, como a telefonia celular e a internet.

Mas radioamadorismo não é só pesquisa científica. É muito mais do que isso.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

União dos Escoteiros do Brasil - Um pouco de História

A partir da ideia que os militares da Marinha do Brasil trouxeram da Inglaterra, um grupo de interessados reuniu-se no dia 14 de junho de 1910, no Rio de Janeiro, e fundou o Centro de Boys Scouts do Brasil, sendo esta iniciativa e esta data reconhecidas como início do Escotismo no país.

Ao se iniciar a década de vinte havia considerável número de instituições escoteiras no Brasil. O chefe Benjamim Sodré, o Velho Lobo, que mantinha uma seção sobre Escotismo na Revista infanto-juvenil "O TICO TICO", publicou na edição do dia 23 de janeiro de 1924 um artigo que refletia a conjuntura do Escotismo àquela época, como se vê a seguir:

87 ANOS da UEB - Mensagem do Diretor-Presidente

Veja a mensagem que nosso Diretor-Presidente divulgou por ocasião dos 87 anos da União dos Escoteiros do Brasil.