segunda-feira, 19 de março de 2012

CQWS – CQ World Scouts – Chamado Geral aos Escoteiros do Mundo

Data fixa: 3º fim de semana cheio do mês de abril, sempre próximo ao Dia do Escoteiro. Em 2012: 20, 21 e 22 de Abril, iniciando às 20h00 horas (Brasília) da Sexta e encerrando às 13 horas (Brasília) do domingo.
 
Objetivo: Colocar “no ar” o maior número possível de estações escoteiras, para fazerem contatos com estações Escoteiras ou não, atendendo duas importantes necessidades:
  • Estimular as estações escoteiras a se apresentarem mais vezes nas faixas de HF e no Echolink.
  • Contatar estações não escoteiras também, para mostrar a presença dos escoteiros nas faixas de radioamador.
  • Apresentar aos nossos jovens operadores, essa importante vertente do radioamadorismo, que são os concursos, ensinando com calma e boa vontade, a operarem com ética e técnica.
Regras simples: O regulamento do CQWS é bem simples e condiz com os demais concursos, porém, assemelha-se também ao estilo do JOTA, o que facilita a compreensão da comunidade escoteira.
               
Conflito de datas: O CQWS é voltado à fonia em HF e também através do Echolink. No ano de 2011 foi suspenso em função do concurso Manchester Mineira, mas percebemos que os públicos são muito distintos e que não atrapalharemos o bom resultado do CQMM. Às estações escoteiras que trabalham telegrafia, sugerimos a participação no CQMM e, eventualmente, uma “passadinha” pela Fonia. Para as estações que participarão apenas do CQWS, pedimos a gentileza de mostrarem aos mais jovens um pouco daquilo que está sendo trabalhado no concurso de CW, para que tenham noção daquilo que é um grande concurso em nível mundial.
 
Adaptação de nosso Banco de Dados: Estamos finalizando as adaptações necessárias à apuração do JOTA e, consequentemente, teremos a apuração facilitada para o CQWS. Por esse motivo, é importante ue todas as estações participantes preencham corretamente seu cadastro e enviem os logs eletronicamente.
 
Mais uma atividade de Radioescotismo: Nosso objetivo é estimular as estações escoteiras a participarem com maior frequencia de eventos através do radioamador. Dessa forma, será muito interessante motivar os grupos para que operem de suas sedes ou em acampamentos, permitindo que o número de radioamadores participantes seja o maior possível, mas de maneira integrada. É uma boa oportunidade para convidarmos um radioamador para operar na Sede com o Grupo, desenvolvendo intensamente o projeto “Um radioamador em cada Grupo Escoteiro”.
 
Dia 23/04 é Dia do Escoteiro. Isso significa que o CQWS também comemora, através das ondas de rádio, essa importante data.
 
Especialmente aos radiomadores mais experientes: Vamos aproveitar essa oportunidade para colocar nossos jovens no ar, operando suas estações ou as estações dos grupos.
Não precisamos nos preocupar com nossos pontos ou classificações, mas aproveitar para apresentar esse tipo de atividade a eles, melhorando sua técnica.
 
As frequencias e comandos das Rodadas da Patrulha Baden Powell e Sempre Alerta deverão ser respeitadas, para que tenhamos uma participação ainda mais significativa em cada uma delas.
Assim como a Organização do CQWS distribuirá QSLs especiais às estações contatatas durante o concurso, seria interessante que cada estação fizesse o mesmo, encaminhando junto com o QSL alguma informação sobre o Moviemnto Escoteiro e sobre o Radioescotismo.
 
Juntos, conseguiremos fazer um final de semana gostoso, com bons contatos e até poderemos ver (e ouvir) um grande concurso internacional, como é o caso do CQMM.
 
Comentários, dúvidas ou sugestões são bem vindos.
 
Sempre Alerta para Servir o Melhor Possível!!!

ESCOTEIROS do Brasil
Ronan Augusto Reginatto PY2RAR
Equipe Nacional de Radioescotismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário