quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Existe um “catálogo” de Radioamadores?


Não... e... Sim...

Não... Não existe um “catálogo” de radioamadores. Pelo menos não da mesma maneira como estamos acostumados com um catálogo telefônico. E isto acontece por várias razões, mas a principal é o dinamismo com que diariamente são habilitados novos radioamadores em várias partes do mundo. Assim, poucas horas depois de lançado (se existisse) o “catálogo” já estaria desatualizado. Da mesma forma de um catálogo de e-mails ou de endereços na internet.

Sim... Porém, os radioamadores sempre sentiram a necessidade de buscar mais informações sobre a pessoa com quem está mantendo um contato do outro lado da comunicação. E a internet veio ajudar nesta tarefa.

Podemos localizar os dados de um radioamador de várias formas, e aqui vamos abordar as três mais comuns para o radioamador brasileiro.

1 - ANATEL

A ANATEL mantém um banco de dados de todos os radioamadores nacionais, bem como dos indicativos atribuídos a pessoas jurídicas (veja a Resolução 449/2006 para saber “quais” pessoas jurídicas podem ter indicativos) e que pode ser acessado no seguinte endereço WEB: http://sistemas.anatel.gov.br/easp/. Este banco de dados tem as informações mais básicas, porém é o mais completo e confiável (em termos de Brasil) uma vez que basta a ANATEL habilitar uma determinada estação para que seus dados estejam lá disponíveis.

2 - QRZ.com
O site QRZ.com (http://www.qrz.com) mantém um grande banco de dados de radioamadores do mundo inteiro. Para constar deste banco, basta o radioamador se cadastrar no site e em seguida “subir” seus dados, comentários, fotos e imagens. Além disso, o radioamador pode também registrar lá seus contatos (em um log). O QRZ.com é uma referência em termos de dados de radioamadores.

3 - Hambrasil

O site Hambrasil (
http://www.hambrasil.com.br) é mantido pelo radioamador PY5GW e é bastante completo. Funciona de maneira similar ao QRZ.com, mas em suas buscas pode mostrar, além dos dados de uma estação cadastradas em seu próprio banco de dados, aqueles cadastrados no QRZ.com e ainda os constantes no banco de dados da ANATEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário