quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O JOTA - O que, quando, como, por que.....



Uma das mais tradicionais e universais atividades escoteiras é o JOTA... disso todos nós sabemos... mas o que é o JOTA? Quando e onde acontece? Como podemos participar? Que atividades podemos realizar? Como utilizar o JOTA na educação de nossos jovens? Onde pedir ajuda?

Parece complicado, mas na verdade é muito simples...  Vamos às respostas...



O que é o JOTA?
JOTA significa Jamboree On The Air, ou em bom português Jamboree no Ar e se refere à um encontro de escoteiros usando as ondas de rádio que neste ano (2011) estará em sua 54ª edição. O JOTA é um evento anual do qual participam cerca de 500.000 Escoteiros e Radioamadores em todo o mundo. As ondas dos rádios levam suas vozes praticamente a todos os cantos do mundo. É realmente muito legal conversar com amigos e irmãos escoteiros de alguma outra parte do mundo, fato que atrai tantos jovens para experimentar essa sensação.

O Jamboree no Ar, ou JOTA como é carinhosamente chamado, teve a sua origem no distante ano de 1957, em Sutton Park, em pleno IX Jamboree Mundial, acontecimento que simultaneamente comemorava o centenário do nascimento de Baden Powell e o Jubileu do Escotismo. Nesta atividade foi instalada uma estação de onda curta, a GB3SP tendo como operador Leslie Mitchell G3BHK, hoje consagrado como o fundador do Jota, e que funcionou durante o JIM (nome com que foi designado este grande acampamento, formado pelas iniciais de Jamboree, Indaba e Rover Moot), reuniões que aconteceram simultaneamente ao Jamboree Mundial.

Os resultados foram tão animadores que depois de contatar estações de Radioamadores Escoteiros espalhadas pelo mundo todo, constatou-se que além do "Jamboree" que se realizava em Sutton Park, outro magnífico encontro estava acontecendo através do ar tornando-se um autêntico "Jamboree no Ar".

Nasceu assim a idéia e logo em maio do ano seguinte ,em 1958, nos dias 10 e 11, realizou-se o "I JAMBOREE NO AR", com a pretensão de transformar o evento numa cadeia de amizade e fraternidade, um encontro de escoteiros de todo o mundo através do rádio, trocando saudações, cumprimentos, experiências, numa jornada de boa vontade entre a juventude de todas as latitudes, não só no sentido geográfico como também no espiritual.

Apesar de ainda estar a dar os primeiros passos, o JOTA começava definitivamente a ser referenciado. Um bom exemplo disso foi uma publicação da revista canadense “Scout Leader”, que trazia um artigo dizendo que havia "alguma coisa de novo debaixo do Sol". Devido às condições atmosféricas adversas e ao reduzido tempo para a sua efetiva organização, o 1º Jamboree no Ar, embora não tivesse atingido a dimensão das edições seguintes, foi sem dúvida uma manifestação do sentido universalista do Escotismo.

Tanto assim que em Outubro de 1959 houve nova edição desta iniciativa. Afim de que esta atividade, de tamanha amplitude, não demonstrasse carência de meios de ação, a sua organização passou a ser confiada ao Bureau Mundial do Escotismo, naquele tempo instalado na cidade canadense de Ottawa.

O Jamboree no Ar tornou-se desta maneira, um dos acontecimentos mais relevantes do calendário oficial do Escotismo Mundial. O "Jamboree no Ar" é hoje uma confortante realidade. É de se esperar que no futuro este intercâmbio escoteiro se torne cada vez mais uma resposta positiva às palavras de B-P., quando no Jamboree de Vogelenzang proclamou: "ESPALHAI A FRATERNIDADE NO MUNDO." E as milhares de vozes juvenis que se cruzam nos ares nessa emissão de boa vontade são uma acalentadora afirmação da promessa e do anseio do seu fundador.

Quando e onde acontece?
Atualmente o JOTA acontece SEMPRE no terceiro final de semana de outubro. Neste ano, entre os dias 14 e 16 de outubro.
O JOTA acontece no mundo inteiro e é uma atividade que pode ser realizada de muitas formas, de modo a adaptar-se às realidades locais (bem como à legislação de cada país). O JOTA pode acontecer em um acampamento, em um Clube de Radioamadores, na casa de um radioamador, na sede do seu Grupo Escoteiro... enfim... vai acontecer onde pudermos nos organizar. O importante é termos a disponibilidade de montar nossa estação de radioamador, suas antenas e termos um mínimo de suporte para passar a noite.

Como podemos participar?
Podemos sugerir varias formas de participação:
  • Realizando um acampamento, com vários Grupos Escoteiros, durante o final de semana do JOTA - Hoje em dia muitos escoteiros já se tornaram radioamadores (chamamos de radioescoteiros) e podem ajudar seu Grupo Escoteiro a participar do JOTA. Procure nos Grupos Escoteiros de seu distrito e veja se existe algum radioescoteiro que possa ajudar a organizar a atividade.
  • Visitando os Grupos Escoteiros que já possuem estações de radioamador - Neste caso os Grupos Escoteiros anunciam a sua participação no JOTA, e convidam os escoteiros de outros Grupos/Distritos/Regiões para participar em conjunto. A relação dos Grupos e estações participantes estarão disponíveis no site www.jotabrasil.qsl.br.
  • Convidando um radioamador de sua cidade para participar do JOTA juntamente com o seu grupo escoteiro - Os radioamadores gostam muito de ajudar os escoteiros a participar do JOTA e ficam contentes quando são convidados. Assim vocês poderão convidar um ou mais radioamadores para ajudar na atividade dando a chance de mais jovens terem contato com a estação de radioamador e com os escoteiros de outras partes do Brasil e do mundo.
  • Se o seu Grupo/Distrito Escoteiro tem interesse em participar do JOTA, e ainda não sabe bem como organizar, basta entrar em contato com o Coordenador Regional do JOTA ou o Coordenador Regional de Radioescotismo para receber maiores informações a respeito da atividade.

Que atividades podemos realizar?

O objetivo principal do JOTA é promover o encontro de escoteiros e bandeirantes, através das estações de radioamador, permitindo a integração entre os jovens e o intercâmbio de experiências e vivências escoteiras no mundo todo. É uma atividade escoteira, e pensando assim podemos usar a imaginação e adaptar qualquer outra atividade para esta data. Lembremos sempre que o JOTA é um "fundo-de-cena" e como tal aceita uma ampla gama de idéias, por exemplo, posso determinar que meus jovens faça uma pesquisa sobre o Padre Landell de Moura na internet e durante o JOTA vamos propor um jogo do tipo "torta-na-cara" (com balões de água), ou seja um "quiz" entre as patrulhas? É divertido, educativo, força a imaginação, a busca pelo saber e podemos trabalhar muitos outros aspectos...

Além disso, existem diversas atividades que podem ser realizadas durante todo o final-de-semana, contando com a ajuda dos escotistas e também dos radioamadores. E ainda, muitas especialidades possuem itens relacionados com a radiocomunicação que podem ser trabalhados e conquistados durante a atividade. Vejamos alguns exemplos: especialidade de radioamador; Especialidade de rádio-escuta; Especialidade de faixa do cidadão; Especialidade de comunicação; Especialidade de eletrônica; Especialidade de coleções; Especialidade de excursões; Especialidade de línguas; entre outras. Conversando com o radioescoteiro ou o radioamador que vai apoiar seu Grupo/Distrito Escoteiro e de acordo com as possibilidades do local escolhido, certamente muitas idéias surgirão e poderão ser aplicadas.

Como utilizar o JOTA na educação de nossos jovens?

O JOTA é um Jamboree real, durante o qual experiências são trocadas e idéias partilhadas. É uma oportunidade única para que cada escoteiro sinta o que significa participar desta grande fraternidade mundial.
O JOTA envolve uma série de atividades, sugeridas anteriormente pela Organização Nacional e Mundial, que se enquadram perfeitamente no escopo de nosso Movimento:
  1. APRENDER FAZENDO: montagem de antenas, manipuladores de telegrafia, pequenos circuitos eletrônicos, telefone com copinhos, funcionamento da antena parabólica, comunicação com satélites, ética operacional, como funciona uma estação, etc., etc., etc.. Essas são apenas algumas das atividades que se encaixam neste primeiro ponto. E para quem não sabe, está claro no regulamento que os escoteiros NÃO PRECISAM COPIAR LOGs!
  2. VIDA EM EQUIPE: as atividades desenvolvidas durante o final de semana do JOTA seguem o padrão das demais atividades escoteiras. São desenvolvidas em Matilhas, Patrulhas ou Equipes, de acordo com a programação aplicada no nível da "base". Num universo um pouco maior, o Grupo se divide para visitar estações e a produção dessa "equipe" é que define a melhor participação no estado ou no País. O conjunto das ações desenvolvidas em nível nacional, faz com que a Equipe do Brasil apresente resultados excelentes no JOTA;
  3. ATIVIDADES ATRAENTES E VARIADAS: a estação de radioamador é, por si só, atraente e cativante, mas nunca podemos deixar que o JOTA se resuma à estação de rádio. É o momento certo para mostrarmos o tamanho da família escoteira, nossa presença no mundo, os países onde estamos, e buscarmos a comunicação com nossos irmãos escoteiros através de nossa mais diversas modalidades de comunicação, inclusive a internet e mensagens convencionais ou instantâneas. História, Geografia, leitura de mapas, orientação, avaliação e tantos outros atrativos poderão ser acrescentados. Ao mesmo tempo, deve-se mostrar a importância do Radioamadorismo, conhecido como a MAIOR RESERVA MUNDIAL DE COMUNICAÇÃO. Atualmente, os contatos que mais chamam atenção parecem ser aqueles realizados com a estação espacial internacional ISS. Mas não apenas isso. Existem filmes e demonstrações de radioamadorismo e radioescotismo que podem e devem fazer parte de nossa programação, especialmente no período da noite;
  4. ACEITAÇÃO DA LEI E DA PROMESSA: Talvez seja uma das melhores oportunidades para que isso aconteça, uma vez que é nos Jamborees e nas grandes atividades que conseguimos perceber que não somos os únicos a assumir os compromissos presentes nas Leis e na Promessa. Há mais gente "boa" no mundo e isso nos reconforta e ainda nos ajuda a aceitar melhor a nossa missão de contribuir para "deixar o mundo melhor";
  5. DESENVOLVIMENTO PESSOAL COM ORIENTAÇÃO INDIVIDUAL: Os responsáveis em nível local deverão fazer o possível para que todos os presentes às estações participem, com a melhor dedicação possível, das atividades desenvolvidas. Aplicando uma boa programação, o desenvolvimento pessoal acontecerá sem sombra de dúvida, especialmente se houverem responsáveis pelo tripé Programação, Estação e Infraestrutura.
O Jamboree no Ar tem sido realizado há mais de 50 anos, com contingente estabilizado que gira em torno de 500 mil participantes, mesmo com as novas tecnologias e com o fato de se falar “menos” sobre radioamadores nos dias de hoje. É uma atividade fascinante e você deve se dar (jovens e adultos) a chance de participar dela.

Onde pedir ajuda?
A Equipe Regional de Radioescotismo é composta por: Marcus - PU5BRL - nogueiramarcus@ymail.com; Tiago - PU5ETM - murilomafra@gmail.com e Marcondes - PP5PME - pp5pme@terra.com.br.
Os integrantes da Equipe Regional de Radioescotismo irão orientar você e seu Grupo Escoteiro nos primeiros passos, indicando as possibilidades e os caminhos que vocês poderão seguir.

Um comentário:

  1. Legal
    E sobre a inscrição, como é feita? É por membro ou vale aquela por GE?

    Obrigado e parabéns

    ChMacelo

    ResponderExcluir