segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Diplomas, Concursos e Expedições... o que são?

Vez por outra vemos dois radiomamadores comentando algo sobre uma expedição sendo ativada ou a conquista de um diploma ou ainda se o outro irá articipar de determinado concurso.
Mas... O que significa isso? Como funciona? Quem pode participar?



Vejamos...
O ser humano é um ser competitivo por natureza. Inicialmente era uma questão de sobrevivência, mas hoje competimos por "esporte". Mais importante que vencer é poder participar de uma competição. Mais importante que possuir uma medalha são as lembranças dos esforços para a conquista.
E no radioamadorismo isso não é diferente. Desde que os radioamadores começaram a sua busca por falar com um número cada vez maior de outros radioamadores ou falar com radioamadores cada vez mais distantes, aos poucos  se estabeleceram os parâmetros de uma competição. 
Vamos conhecer um pouco dos aspectos gerais dos Diplomas, Concursos e das Expedições.

Diplomas
Os Diplomas servem basicamente para comprovar que o radioamador conseguir atingir algum objetivo específico, cujas regras variam de Diploma para Diploma.
As mais comuns podem estabelecer um número mínimo de países (como o DXCC), Ilhas (como o IOTA ou o DIB), Fortalezas Históricas Brasileiras (DFH), ou outros requisitos.
Podem ainda estabelecer modos (fonia, CW, digitais, ...), bandas ou faixas, ou um conjunto destes dados. Neste caso um Diploma é uma competição pessoal, em que o radioamador tenta "se superar" e atingir os objetivos propostos.

Outro tipo de Diploma são os comemorativos, que são  "lançados" em ocasiões especiais, ou para marcar algum feito ou data. Muitas vezes basta apenas um contato com o(s) organizador(es) para fazer juz ao mesmo. A essência deste tipo de Diploma é marcar a participação do radioamador na comemoração ou na homenagem.

Na página do CRAJE estão sendo divulgados alguns diplomas e  os links para os organizadores dos mesmos para que se possa saber sobre eles.

Concursos
Quem consegue estabelecer mais contatos? Quem "fala" mais longe? Quem opera em mais modos? Essa é a tônica dos concursos.
Assim, durante um determinado período (a maior parte dos concursos acontece durante um final de semana) cada radioamador deve tentar estabelecer o maior número possível de contatos dentro das regras estabelecidas para cada concurso.
Para pontuar normalmente utilizamos multiplicadores, sendo o mais comum aquele que privilegia a distância entre os contatos. Isto faz com que não basta um grande número de contatos se os multiplicadores são "baixos". Da mesma forma poucos contatos com multiplicadores altos não garantem uma boa "colocação". O radioamador tem que pensar e planejar sua estratégia, sua tática. Um bom exemplo de concurso é o CQMM DX CONTEST que é um concurso mundial, somente em CW e organizado pelo Grupo de CW deJuiz de Fora.
E claro que não poderíamos de citar o nosso JOTA, o Jamboree no Ar. Além de ser o maior concurso radioamador do mundo, envolvendo cerca de 500.000 participantes (entre escoteiros radioescoteiros e radioamadores) é também uma grande confraternização (como deve ser sempre o espírito de um Jamboree). "Funcionando" apenas um final de semana (sempre o 3º de outubro), apenas em fonia e com multilicadores que privilegiam a distância, é organizado pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro e no Brasil pela UEB (União dos Escoteiros do Brasil). Neste BLOG já postamos uma matéria sobre o JOTA, mas você pode saber mais e acompanhar no site do radioescotismo ou do próprio JOTA.

Expedições
Você já deve ter ouvido falar nos Penedos de São Pedro e São Paulo, não é verdade? E você sabia que para fins do Diploma DXCC eles valem como "um país"? Mas se ninguém "mora" lá, como farei contato com um radiomamdor para poder "faturar esta figurinha"?
Neste e em outros casos, em que determinadas localidades não tem radioamadores legalmente licenciados ou cuja operação seja "inóspita" ou difícil, os radioamadores organizam expedições DX. Cuidadosamente planejadas e amplamente divulgadas na internet e em diversas listas e grupos de discussões, as expedições pretendem possibilitar aos radioamadores contatos com localidades (países ou entidades) que de outra forma não seriam possíveis.
Além do DXCC podemos citar o "Fim de Semana de Faróis Sul-Americanos" em que radioamadores organizam expedições para operar faróis (que normalmente não são ocupados) que possibilitam aos radioamadores a obternção de Diplomas relativos aos mesmos.
É extremamente importante observar quem é o "manager" e quais são as regras da expedição, pois nestas ocasiões os radioamadores que a organizam tentarão atender centenas (muitas vezes milhares) de radioamadores em poucas horas de operação, em condições desconfortaveis e de maneira voluntária. Tudo em nome de um ideal de fraternidade e união.

Seja um Concurso, um Diploma ou o simples desejo de "bater um papo" no rádio, o importante mesmo é não deixar a "válvula esfriar" e "manter a RF no ar"...

2 comentários:

  1. Aproveito para divulgar os diplomas do NDG
    http://natal-digital-group.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amigo Ed,

    Obrigado pela visita e pelo comentário.

    Vou visitar o link e procurar divulgar os diplomas do Natal Digital Group.

    Marcus Vinicius
    PU5BRL

    ResponderExcluir