sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Um pouco de História do Radioescotismo...

RADIOESCOTISMO é o nome que se dá ao uso de equipamentos de rádio como suporte e incremento às Atividades Escoteiras; é mais um atrativo para os jovens e mais segurança para os adultos.
Através de uma Estação de Radioamador, é possível estabelecer contatos entre, por exemplo, nosso acampamento e a sede do Grupo Escoteiro ou ainda, do nosso acampamento ou de nossa sede, contatar Escoteiros e Radioamadores em outros Estados do Brasil e ao redor do mundo inteiro.



O Escoteiro que é Radioamador aumenta sua capacidade de
ajudar e participar da formação de uma sociedade mais solidária.

O Radioescotismo (Radio Scouting), ou seja, a miscigenação do radioamadorismo com o escotismo, foi uma decorrência natural dos Jamborees no Ar (JOTA). E o rádio nasceu junto com o Escotismo.
E B-P (Baden-Powell - fundador do Movimento Escoteiro), sempre alerta, acompanhou a evolução do rádio, naquela época totalmente dependente dos que (mais tarde) viriam a ser radioamadores.

Em “The JOTA Story”, Len Jarrett, 1993, publicação da WOSM, há duas citações suas:
  1. Em 1913, quando a revista "Wireless Word" publicou um esquema da Compahia Marconi com instruções de como montar um telégrafo sem fios, dirigido a Movimentos de Jovens, B-P teria comentado que “o rádio está se tornando um “hobby” favorito dos rapazes, e é de muito valor para eles, porque há muito futuro. Desejo que os escoteiros, custe o que custar, façam muito uso desta oportunidade que lhes é oferecida, porque certamente farão um bom trabalho e esse tipo de interesse lhes trará uma enorme recompensa no futuro”.
  2. A outra citação ocorreu em 1922: “O que está se tornando a maior mania entre os jovens? A Radioescuta e toda a sua tecnologia”.
A publicação ainda cita outros fatos curiosos e criativos, como a instalação da primeira estação Radioescoteira, a “XBS”, do “1st Arundel Troop” de Sussex que recebeu mensagens passadas de 800 milhas e transmitiu com alcance de 5 milhas.
Em 1913, a mesma revista “Wireless World” publicou reportagem sobre atividades Radioescoteiras.

É lógico que esta convivência dos escoteiros com o radioamadorismo, despertou em muitos jovens o desejo de ser radioamador. E nos JOTA's posteriormente, participaram com suas próprias estações.

De lá para cá o interesse dos jovens escoteiros pelo radioamadorismo vem crescendo em todo o Mundo.
O JOTA atualmente reúne cerca de 500.000 escoteiros e radioamadores em todo o mundo, numa grande demonstração de fraternidade e união.

No Brasil, a legislação reconhece a aplicação educativa do hobbie ao conceder direitos às Associações Escoteiras e Bandeirantes de instalar suas estações.

Assim, hoje, vários Grupos Escoteiros de nossa região tem investido na formação de novos radioamadores/radioescoteirosidade e os mesmo tem sido destaque em todas as oportunidades em que sua atuaçao é necessária.

Para saber mais sobre o escotismo ou o radioescotismo, mande um e-mail para sc@radioescotismo.com.br, que a Equipe Regional de Radioescotismo tera o maior prazer em lhe ajudar.

73

Nenhum comentário:

Postar um comentário