quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

ANATEL informa

A ANATEL informou que  instalou centenas de sensores em todo o território nacional, destinados a medir os Níveis de Radiação Ionizantes (RNI). Estes sensores estão funcionando 24 horas por dia, coletando, armazenando e disponibilizando os dados em tempo real.


Os Níveis de Radiação Ionizantes são o somatório de todas as emissões eletromagnéticas que estão presentes em um determinado local.

O dado mais importante apresentado é o item AVALIAÇÃO, que compara os índices obtidos com um limite (estabelecido pela OMS - Organização Mundial da Saúde). A resolução 303 da ANATEL (que é de conhecimento OBRIGATÓRIO de todos os radioamadores) fala mais sobre isto. O valor pode estar abaixo (melhor) ou acima (RUIM) do limite recomendado.

Depois temos alguns outros itens interessantes como:
  • Valor Medido - que é uma média dos emissores próximos ao local.
  • Faixa Monitorada - que é a faixa de frequência que os "sensores" conseguem monitorar
  • Data e Hora da medição - É importante, dependendo do local... Imagine durante uma prova de Fórmula 1, em Interlagos... Emissoras de Rádio, TV, Helicópteros, radio-taxi, equipes de fórmula1, celulares, redes Wi-Fi.... o valor será muito maior do que em um dia de semana normal....
  • Valor Teórico - Soma do que a ANATEL espera obter, tendo em vista TODAS AS ESTAÇÕES LEGALMENTE LICENCIADAS.
É interessante que todos nós possamos ter idéia do nível de radiação a que estamos expostos.

Para consultar, basta acessar o link a seguir e depois digite o nome da localidade, como por exemplo: Joinville - SC, Florianópolis - SC.
Depois basta navegar pelo mapa para refinar a localização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário