quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Aspectos Educacionais do Radioescotismo

Muito antes de falar em Internet, os Radioamadores já formavam uma rede de amigos e solidariedade em todo o mundo.

Alem de ser um hobby "tecnológico" e um importante instrumento de apoio em situações de emergência, auxiliando na comunicação, quando os meios convencionais falham, o radioamadorismo pode ser também uma excelente ferramenta educativa e instrutiva.

Através do Radioamadorismo, principalmente os mais jovens, poderão adquirir conhecimentos gerais, nas mais diversas áreas, como por exemplo:
  • Geografia: Ao manter contato com diversos locais do Brasil e do mundo, o Radioamador estará adquirindo conhecimentos de geografia, ao consultar os locais em mapas e atlas.
  • Eletrônica: O Radioamador é um experimentador movido pela curiosidade. Logo surgirá o interesse pela eletrônica para montar seus próprios equipamentos e acessórios. Vale lembrar que muitos dos modernos aparelhos eletrônicos que temos hoje à nossa disposição como rádios, telefones celulares, pagers, etc foram desenvolvidos usando-se por base experiências oriundas do radioamadorismo.
  • Física e Matemática: Para a construção de antenas, torres, linhas de transmissão, gabinetes, etc, será necessário usar diversos conceitos dessas ciências.
  • Línguas: O Radioamador poderá praticar a conversação de outras línguas, com pessoas de todo o mundo, e, utilizando os Códigos Fonéticos Internacionais será entendido por todos.
  • Cultura Geral: O Radioamador terá conhecimento de muitos assuntos e curiosidades sobre as mais diversas áreas e locais.
Quando falamos na educação de crianças e jovens, o radioamadorismo pode ser um excelente aliado. Com uma abordagem adequada vários objetivos educacionais podem ser atingidos com o Radioamadorismo.
Os quadros abaixo apresentam alguns destes aspectos:

1) INFÂNCIA MÉDIA – 07 a 09 ANOS 

Desenvolvimento Intelectual: 
- Participar de atividades que fomentem seu interesse pela informação.
- Descrever o uso e aplicação dos objetos que conhece.
 
Desenvolvimento Afetivo: 
- Estar geralmente disposto a compartilhar com todos.
 
Desenvolvimento do Caráter: 
- Apreciar aquilo que é capaz de fazer.
- Participar de atividades que o auxiliem a descobrir suas conquistas.

2) INFÂNCIA TARDIA – 09 a 11 ANOS
 
Desenvolvimento Intelectual:
- Demonstrar interesse por conhecer e aprender.
- Participar de atividades que desenvolvam habilidades de busca e indagação.
 
Desenvolvimento Social:
- Identificar os principais serviços disponíveis em sua comunidade.
 
Desenvolvimento Afetivo:
- Manifestar boa vontade e disposição para ajudar aos demais.
 
Desenvolvimento do Caráter:
- Identificar suas principais capacidades e limitações.

3) PRÉ-PUBERDADE – 11 a 13 ANOS
 
Desenvolvimento Intelectual:
- Adquirir por seu próprio esforço conhecimentos que completem aqueles fornecidos pela escola.
- Demonstrar interesse em aprofundar sua informação sobre os acontecimentos à sua volta.
 
Desenvolvimento do Caráter: 
- Participar com interesse de atividades voltadas para o autoconhecimento.
- Reconhecer sua capacidade de se superar.
- Compreender a importância de se preocupar com seu desenvolvimento.

4) PUBERDADE – 13 a 15 ANOS
 
Desenvolvimento Intelectual:
- Ampliar as áreas de conhecimento em que procura o autodesenvolvimento.
- Ser capaz de analisar as principais implicações de uma informação.
 
Desenvolvimento do Caráter:
- Demonstrar que é constante em seu empenho para desenvolver suas capacidades.

5) PRIMEIRA ADOLESCÊNCIA – 15 a 18 ANOS
 
Desenvolvimento Intelectual: 
- Manter-se informado da atualidade pelos mais diversos meios, demonstrando capacidade de avaliar criticamente o que vê, lê e escuta.
- Demonstrar capacidade de sintetizar, criticar e propor.
- Relacionar seus valores com os métodos empregados pela Ciência.
 
Desenvolvimento do Caráter:
- Confiar que é capaz de alcançar seus objetivos.
- Realizar ações e participar de projetos destinados ao cumprimento de suas metas.
- Avaliar os resultados alcançados.
- Formular metas para seu desenvolvimento pessoal.

6) JUVENTUDE - 18 a 21 ANOS

Desenvolvimento Intelectual: 
- Ampliar continuamente seus conhecimentos, mediante o autodesenvolvimento e a aprendizagem sistemática.
- Reconhecer o saber científico como um importante caminho para compreender o homem, a sociedade e o mundo, e utilizar a tecnologia como um meio a serviço do homem.

Desenvolvimento Social:
- Viver sua liberdade de um modo solidário, exercendo seus direitos, cumprindo suas obrigações e defendendo igual prerrogativa para os demais.
Desenvolvimento do Caráter:
- Conhecer suas possibilidades e limitações, aceitando-as com capacidade de autocrítica e mantendo por sua vez, uma boa imagem de si mesmo.
- Ser o principal responsável pelo seu desenvolvimento, assumindo a vida como um processo permanente de aperfeiçoamento.

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