segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Notícias do Radioescotismo


Prezados Companheiros, ESTAMOS EM FESTA !!!

A Equipe Nacional de Radioescotismo do Brasil, continuando seus trabalhos, vem informá-los sobre o que segue:

- RELATÓRIO MUNDIAL DO 54º JAMBOREE NO AR
  O Brasil teve a maior e mais expressiva participação no JOTA, dentre todos os países participantes, segundo o Relatório elaborado pela Organização Mundial. Somos o maior contingente de participantes, o maior número de estações de radioamadores participantes e o segundo maior percentual de participação, em relação ao contingente nacional.
Isso quer dizer que a União dos Escoteiros do Brasil e os Radioamadores do Brasil estão de PARABÉNS, pelo excelente trabalho.
Por esse motivo, agradecemos a todos que participaram e que mobilizaram seus Grupos e contingentes para atingirmos tal performance: Organizadores Regionais, Organizadores Locais, Chefias de Grupos e Seções, Equipe de Programação do JOTA Lobo, JOTA Escoteiro, JOTA Sênior/Pi, Clubes e Associações de Radioamadores, as LABREs, Radioamadores colaboradores, equipe de informática, enfim, um grande grupo de pessoas envolvidas, que demonstram que não é trabalho de um só, mas sim de uma equipe realmente SENSACIONAL. Parabéns de novo. É um momento histórico. É resultado do trabalho de TODOS. É fruto da confiança e da abertura que nos dá a Direção Nacional da União dos Escoteiros do Brasil. ESTAMOS EM FESTA !!!
- DIPLOMAS DE PARTICIPAÇÃO NO JOTA
A Equipe Nacional de Radioescotismo concluiu, neste final de semana, toda a programação necessária para a emissão de certificados de participação na atividade. Cada Estação, cada Grupo Escoteiro ou Núcleo Bandeirante, poderá imprimir o seu Certificado de Participação. Cada participante da atividade, seja Lobo, Escoteiro, Sênior, Pioneiro, Chefe, Equipe de Apoio, Visitante ou Colaborador, poderá receber também o seu certificado.
O procedimento agora implantado, possibilitará a todos, nessa e nas próximas atividades, uma grande agilidade na impressão dos Certificados.
Estamos fazendo a revisão do Banco de Dados do 54 JOTA e, na próxima sexta, dia 10/02/2012, liberaremos todos os links no site do JOTA.

- INSÍGNIAS DE RADIOESCOTISMO
Os procedimentos para emissão dos Certificados de Insígnia de Radioescotismo estão praticamente prontos também. Estamos apenas revisando os procedimentos para emissão dos emails finais e de salvamento dos certificados para impressão pelo próprio Grupo Escoteiro do interessado. Será mais um grande avanço, visto que tivemos problemas com o fato dos certificados que haviam sido impressos não estarem mais no Escritório Nacional. Mas o problema já foi superado e adequamos nossos procedimentos para aumentar a agilidade do processo e a impressão do certificado da Insígnia ser feita pelo próprio Grupo. Algumas pessoas continuam mandando emails perguntando sobre os processos em andamento, mas pedimos que aguardem, pois tudo está sendo feito para ser definitivamente funcional. Se hoje alguns estão no aguardo, num futuro próximo isso não acontecerá, pois tudo será muito rápido e eficiente. Mas para que possamos concluir tudo com sucesso, precisamos de sua compreensão e um pouco mais de paciência. Nesse interim, podem providenciar os distintivos junto à Loja Nacional para que possam ser entregues junto com os certificados. É uma boa providência.

- RESULTADOS DO 54º JOTA
Depois de fazermos a estatística para compor o Relatório enviado ao Bureau Mundial, agora passaremos à apuração do JOTA, visto que há também uma série de adaptações para que a apuração possa ser feita de maneira mais ágil. Imaginem vocês que, quando assumimos o JOTA, fizemos diversas alterações e, no último ano, mais alterações foram implantadas, de modo a favorecer a atividade, especialmente no que diz respeito à participação dos jovens e na divulgação da maravilhosa atividade hobby que é o Radioamadorismo. Nossos procedimentos agora, buscam agilizar a forma de apuração, uma vez que ainda é muito trabalhosa. Se, quando reassumimos o JOTA eram 75 estações participantes, hoje são mais de 285, além de mais de uma centena de Grupos Escoteiros. O número de contatos por rádio supera, e muito, ao número de contatos que eram realizados em alguns anos atrás. Hoje, precisamos de uma ferramenta mais eficiente para apurar o JOTA, motivo de nosso trabalho daqui para frente. A idéia de pedir aos radioamadores para que se inscrevam no site ajudou, e muito, nesse trabalho. O Grupos Escoteiros e Núcleos Bandeirantes, ao lançarem as estações visitadas, também facilitarão demais nosso trabalho, mas é imprescindível que todos preencham seus dados com muito critério e correção. Lançar os nomes dos participantes e o ramo ou função no Relatório do Grupo também será excencial, visto que tal trabalho é parte das solicitações da Organização Mundial.

Muitas vezes, assim como vemos no caso das Insígnias de Radioescotismo, recebemos emails nas listas ou diretos, pedindo que se apresente isso ou aquilo, porém, precisamos que todos saibam que estamos buscando uma forma mais eficiente e apropriada para desenvolver nosso trabalho que, não tenham dúvidas, tem crescido de maneira significativa e motivadora.  Um pouco mais de paciência será necessário para que nosso trabalho consiga ter êxito e que melhore a performance nessa parte também. Se conseguirmos melhorar o sistema de apuração, da forma que previmos na Equipe, conseguiremos fazer isso em curtíssimo espaço de tempo. Hoje, porém, estamos enfrentando algumas barreiras ainda. Mesmo assim, não imaginem que estamos parados, pois continuamos nos dedicando com afinco a essas tarefas, só que não queremos apenas fazer isso para este ano ou o ano que passou. Queremos fazer algo que seja mais definitivo e com um padrão que sirva para todos os próximos anos, sem fazer que tenhamos que passar tanto tempo nos empenhando na correção quase manual de Logs e Relatórios de Participação.

- DIA 22 DE FEVEREIRO – BADEN POWELL
Na quarta, dia 22 de Fevereiro, teremos rodadas especiais da Patrulha Baden Powell, em homenagem ao nosso fundador. Participe você também, em 80 ou em 40 metros, no período da noite, Esperamos contar sua presença, sendo que o Boletim RE em Foco dará maiores informações.

- JAMBOREE NACIONAL
A Coordenação da Estação da Equipe Nacional de Radioescotismo no Jamboree Nacional do Rio de Janeiro, será feita por PP5PME – Marcondes, que é o Coordenador Nacional Adjunto de Radioescotismo. Ele, com a ajuda do Marcus Vinícius PU5BRL e do Cláudio PY3NZ, conduzirá os preparativos necessários.  Nossa intenção é aproveitar o Jamboree Nacional e homenagear a estação pioneira do Radioescotismo no Brasil – PY1EDB, além de José Domingos de Sant’Anna,  Adolpho J Bretz, De Paula e PY1TIA, dentre tantos outros. Será um grande acontecimento, temos certeza.
Se você pretende participar, não deixe de fazer sua inscrição. Sem falta!!!

- RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO RADIOESCOTISMO 2011
Estamos preparando nosso relatório para a Direção Nacional. Se sua região ou Distrito ainda não mandou seu relatório, pedimos que o façam com a maior urgência possível, para que tenhamos condições de enviar um material condizente com o volume de nosso trabalho.

Por enquanto é só. Tão logo tenhamos novidades, encaminharemos a todos.
Muito obrigado pela atenção e pela ajuda de todos.


Sempre Alerta para Servir o Melhor Possível!!!
ESCOTEIROS do Brasil
Ronan Augusto Reginatto PY2RAR
Equipe Nacional de Radioescotismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário