quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Robert Stephenson Smith Baden-Powell - 22/fev/1857

Hoje (22 FEV), estamos comemorando os 155 anos de nascimento de BADEN-POWEL (B-P), que foi o fundador do maior movimento de jovens da História da Humanidade, o Escotismo. 

Nasceu em Londres em 22 de fevereiro de 1857 e faleceu no Quênia/Nairob em 08 de janeiro de 1941 aos 84 anos.
 
Desde menino, Baden-Powell aprendeu em caminhadas e excursões a cuidar de si mesmo e ter confiança em suas habilidades. Estudou em escolas públicas e serviu o Exército no 13° Regimento de Hussardos, na Índia. Graças a sua competência, honestidade e espírito de liderança fez uma carreira militar brilhante.

Participou de algumas guerras, como a Guerra do Transvaal em 1889 onde comandou a guarnição de Mafeking. Como havia poucos soldados regulares Baden- Powell treinou alguns cidadãos e organizou um grupo de jovens cadetes, adolescentes que desenvolviam atividades de apoio como cozinhar, lavar, entregar mensagens e primeiros socorros. 

Graças aos seus feitos patrióticos, tornou-se herói na Inglaterra e numa de suas viagens de volta viu alguns meninos usando em suas brincadeiras um livro que ele havia escrito para exploradores do Exército, que continha informações de acampamentos e sobrevivência na selva.

Entusiasmado, realizou em 1907 um acampamento com 20 jovens na Ilha de Brownsea, onde ensinou várias coisas importantes. Devido ao bom resultado desse acampamento, Baden-Powell começou a escrever o livro: “Escotismo para Rapazes”, que inicialmente foi vendido em fascículos. O sucesso do livro foi tão grande que B-P resolveu organizar um movimento de jovens espalhados pelo mundo, com ênfase na vida coletiva e bucólica, e daí surgiu de fato o Escotismo.

Rapidamente o movimento se espalhou pelo mundo e congregou vários jovens, envolvidos pelo lema: “Deus, Pátria e Próximo”.

Em 1913, proferiu a seguinte afirmação: “…O Rádio será no futuro o hobby dos nossos rapazes… é uma atividade enriquecedora cujo futuro é promissor… espero que os Escoteiros saibam bem aproveitar.”

Em 1920 foi realizado em Londres um grande acampamento denominado de Jamboree, onde participaram escoteiros de várias nacionalidades. Nesse acampamento, B-P foi aclamado Escoteiro Chefe Mundial.

Na época, ele nem pensava sobre o impacto que o rádio hoje vem atingindo junto ao Movimento Escoteiro. Ainda demorou algum tempo, pois, somente em 1957 iniciou-se um ciclo que culminaria no maior encontro anual de Escoteiros… via rádio, conhecido como “JOTA -  Jamboree no Ar”.

Fica para nós o exemplo do grande idealista que teve um sonho que dura até nossos dias... que é o de tentar congregar todos os jovens do mundo num objetivo de paz, fraternidade e cooperação. 

Agora transmitimos nosso:
SEMPRE ALERTA PARA SERVIR...FAZENDO O MELHOR POSSÍVEL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário