segunda-feira, 18 de abril de 2011

18 de abril - Dia Mundial do Radioamador

A International Amateur Radio Union (IARU) e seus mais de 160 associados, representando mais de 160 países ao redor do mundo, celebram o Dia Mundial do Radioamador em 18 de Abril. O tema deste ano é Radioamadorismo: A primeira Rede Social baseada em tecnologia.

Muito antes da Internet e telefones inteligentes, os radioamadores tem trocado mensagens de voz e texto. Mas ao contrário desses serviços comerciais, o radioamadorismo continua a atrair pessoas de todo o mundo, fornecendo comunicações internacionais de graça. E porque não precisa de infra-estrutura de apoio pré-estabelecida, estes rádios (ditos) "amadores" conseguem estabelecer facilmente os amigos em todos os cantos do mundo, bem como para o espaço.

Os radioamadores têm sido líderes no desenvolvimento de muitas das atuais maravilhas da moderna eletrônica e das comunicações. Hoje, os cidadãos da terra pensam "sem fio" como sendo o telefone celular onipresente. Mas esta tecnologia só é possível devido ao trabalho pioneiro em tecnologias de rádio primeiramente exploradas por estes "amadores". Muitos dos nossos engenheiros iniciaram suas experiências práticas como radioamadores e eles continuam a desenvolver aplicativos que mesclagem computadores e rádios. Radioamadores pode ser chamados de "amadores" porque eles são voluntários não remunerados, mas suas habilidades e contribuições para o mundo são de primeira ordem.

"Naturalmente, não era qualquer pessoa [nos primeiros dias de wireless] que poderia ligar-se até a um fio telegráfico comercial. Embora houvessem linhas telegráficas privadas, construídas e operadas para a diversão pessoal dos seus proprietários, elas não eram geralmente capazes de formar redes cobrindo mais do que um bairro" explicou o Executivo-Chefe da ARRL David Sumner, K1ZZ, em seu editorial "Nossa Rede Social" [QST “It Seems to Us,” Abril de 2011, página 9]. "Os primeiros operadores de telecomunicações conheciam seus clientes como outros operadores, mas sua rede social baseada na tecnologia não se estendia muito além de uma cidade ou de cidades próximas. Foi o advento da telegrafia sem fio que tornou possível cobrir distâncias significativas e comunicar-se instantaneamente com outros operadores sem intermediários dispendiosos. Assim nasce a primeira rede social aberta, baseada em tecnologia, aquela que hoje chamamos de radioamadorismo."

Falando, usando mensagens de texto ou até mesmo usando código Morse nas bandas amadoras, pode resultar em bate-papo com outros radioamadores em toda a cidade - ou agora através dos oceanos. Enquanto radioamadores tem sido apresentados nos meios noticiosos usando as comunicações para resguardar vidas em desastres, outra grande parte de suas atividades é a emoção e alegria de entrar em contato com áreas distante e remotas do mundo, aprendendo diretamente sobre as regiões e as vidas uns dos outros e tentar diferentes maneiras de fazer contatos via rádio em todo o mundo.

"A rede social, criada e mantida por radioamadores continua a crescer, mesmo que os operadores de telégrafo de fio, que a criaram, tenham desaparecido" escreveu Sumner. "Hoje há tantos modos de operação no radioamadorismo que é impossível para uma pessoa conhecer detalhadamente e se dedicar a operar todos. Da mesma forma como não é possível interagir significativamente com centenas de 'amigos' no Facebook, mesmo os mais dedicados de nós devem escolher entre dezenas de subgrupos que desenvolvem interesses específicos dentro de radioamadorismo.  Não há, até mesmo aqui, espaço aqui para listá-los todos. A experiência nos ensina que os subgrupos que irão florescer serão aqueles que trabalharem ativamente acolher novos membros, sejam eles recém licenciados ou apenas novos para este modo de operação específico".

Uma das belezas de nossa rede social é que não existem barreiras internas. Alguém pode estar perseguindo entidades Dx nas bandas mais baixas e em seguida começar a operar nas bandas mais altas. Outro estará em uma semana operando em apoio a serviços públicos e na semana seguinte estará pontuando em um conteste. Ainda um terceiro poderia estar trocando contatos em CW para em seguida experimentar modos digitais.

Adaptado de um texto da ARRL

Nenhum comentário:

Postar um comentário