segunda-feira, 4 de abril de 2011

O APRS e o tsunami no Japão

O APRS é mesmo uma modalidade essencial na ajuda em calamidades e foi primordial para salvamento de vidas no Tsunami ocorrido no Japão.

Dave Dobbins, K7GPS, postou essa mensagem no APRSSIG e gentilmente deu-nos a permissão de publicar-la para todos.


“Fui ajudar ao pessoal do Rades/EOC e Diamond Head no Hawai na instalação do sistema de APRS. Instalamos o UI-VIEW/Precicion Maps em um computador que possuía um monitor de 42 polegadas semelhante ao que eu tenho em casa”.

Após algumas discussões configuramos o Firewall e conseguimos a configuração do TCP/IP um dia antes do terremoto e do Tsunami que devastou o Japão atingindo também as ilhas Havaianas e a costa oeste da America do Norte.

Os radioamadores do Havaí trabalham na construção de uma estação remota que será colocada em uma montanha nas proximidades e será controlada via internet. Quando concluída ela servirá a uma grande maioria da comunidade no Havaí com um sistema de APRS muito bom possibilitando a comunicação rápida e segura e no salvamento de vidas.

Como eu ajudei a desenvolver o sistema de APRS nos estados de Washington, Idaho, Montana, Oregon, Alberta, Columbia Britânica e territórios do noroeste americano minha intenção agora é melhoras as capacidades do APRS em cada estado e em cada província garantindo o acesso a todos e treinando Radioamadores para garantir ajuda no caso de catástrofes naturais impossibilitarem os meios normais de comunicação.

Nós não fizemos muitos progressos nas instalações e treinamentos de Radioamadores no sistema de APRS aqui nos Estados Unidos e eu acredito que isso não aconteceu porque nós ainda não passamos por um estado de calamidade serio como o acontecido no Japão. Acredito também que todos nós temos que nos preparar para esse desafio porque catástrofes sempre acontecem. Espero também que o APRS seja conhecido como uma ferramenta de solução rápida nas situações de emergência.

Quando resolvi dedicar-me na ajuda e configuração de toda a estação de APRS no Havaí eu deparei com muitos problemas e pessoas que não disponibilizavam seus conhecimentos para os outros e acabavam trancando o desenvolvimento do sistema.

Desde que comecei a ajudá-los coloquei uma estação base portátil de APRS via internet. Atualmente existem cerca de 15 a 20 estações de APRS divididas entre as ilhas de Oahu, Maui e Kauai no Havaí.

Comecei os primeiros trabalhos na construção do sistema mostrando para a população noticias de catástrofes naturais publicadas nos jornais e noticiários da internet. Com esses dados em mãos consegui traçar um mapa dos locais de maiores riscos e utilizando também o Echolink obtinha informações instantâneas das atividades dos radioamadores e controlava todo o desenvolvimento dos trabalhos via radio.

Com apenas uma estação e a disponibilidade de Radioamadores interessados no desenvolvimento de todo o sistema consegui traçar a chegada das ondas do mar nas ilhas e também utilizava as informações do aeroporto internacional de Maui que eram ouvidas via radio.

A idéia, na criação de varias estações de APRS e estações de ajuda e ainda no treinamento de Radioamadores, é priorizar os trabalhos em situações de catástrofes orientando e criando estações de radio que possam passar uma situação real do local onde estão instaladas ajudando as comunidades locais.

Alguns anos atrás eu fiz um simulado de emergência em Oahu e mostrei todo o desenvolvimento do sistema APRS. Quando os participantes observaram que as estações plotavam nos mapas e toda a praticidade do APRS eles entenderam que a facilidade em ver as estações e manter contato com as mesmas é uma forma rápida de comunicação e de ajuda as vitimas.

Então você Radioamador deve conhecer o sistema APRS para que nós possamos formar uma rede segura na ajuda de pessoas que realmente necessitam de um equipamento fácil de operar e que pode salvar vidas.

Imagine-se perdido em um local onde não existe nenhuma comunicação e onde você esta em seu veiculo com o APRS conectado ao radio e que em situação de emergência você poderá entrar em contato com qualquer estação que lhe oferecerá ajuda imediata.

É isso que esta sendo feito nas regiões e nos países onde acontecem catástrofes e onde existem Radioamadores conscientes de que apenas o conhecimento e a ajuda pode salvar uma vida.


Postagem original de:
MAURICIO BERALDO PY4MAB
py4mab@amsat.org
em http://br.groups.yahoo.com/group/ISSFANCLUBEBRASIL/

Nenhum comentário:

Postar um comentário