quarta-feira, 6 de abril de 2011

Nunca fiz um contest, como posso participar do WPX SSB?

A matéria a seguir foi retirada do site http://www.dxbrasil.net e pode ajudar a todos que desejem participar do CQ WPX ou de qualquer outro concurso.
Vamos acompanhar a matéria...

Participe do WPX SSB

Sim!!! Você pode participar do CQ WPX SSB Contest que acontece neste fim de semana. Tudo que você precisa é de um papel, caneta, rádio, antena e um pouco de orientação para os primeiros passos.

Primeiro, o básico:

- Período do contest - O CQ WPX SSB 2011 começa às 0h UTC de sábado, que no horário brasileiro será 21h de sexta-feira; e terminará às 23:59 UTC de domingo, que será 9h da noite de domingo. Durante todo esse período de 48h você poderá fazer QSOs válidos para o contest.

- QSO válido - Um QSO para ser válido para o WPX deve ter os seguintes dados: data, horário UTC (horário do Brasil + 3h), Indicativo de chamada da estação contatada, reportagem de sinal (que é sempre 59), e os números sequenciais enviados e recebidos. Abaixo, você pode baixar um formulário de QSO para o WPX e fazer seu log a mão mesmo (você também pode usar o computador, mas aí fica mais complicado…)

Formulário de QSO para o CQ WPX SSB <http://www.dxbrasil.net/wp/download/Formulario_QSO.pdf>

Agora, vamos fazer QSOs - Ok, agora vamos ver como realizar seus QSOs. Criamos um Fluxograma com todos os passos para realizar seus contatos. Abaixo da figura, você encontra um link para baixar esse fluxograma em PDF:


- Enviar seus QSOs para a organização do Contest. - Este é um pontochave para que sua participação seja reconhecida pelos organizadores do WPX. Eles pedem os dados dos QSOs (ou seja, seu log)sejam enviados por email no formato cabrillo. Se você tem um pouco de conhecimento de inglês, pode converter seu log para o formato correto usando um formulário online <http://www.b4h.net/cabforms/wpxssb_cab3.php>. No final do processo, a página criará seu log no formato Cabrillo e enviará para o seu email. De posso desse arquivo, envie para o endereço: ssb@cqwpx.com.

Mas se estiver inseguro sobre como gerar seu log, podemos ajudá-lo a criar seu log. Entre em contato conosco pelo email *dxbrasil@dxbrasil.net* que teremos o maior prazer em ajudá-lo a criar seu log e participar do seu primeiro contest!

© 2011, DXBrasil <http://www.dxbrasil.net/wp>
Artigo original aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário